Com o objetivo de atenuar rugas e parecer alguns anos mais jovens, muitos pacientes procuram seus dermatologistas para a aplicação de toxina botulínica.
É um procedimento seguro, simples e eficaz. Quando realizado por profissionais capacitados e usado de forma criteriosa, o tratamento alcança resultados excepcionais e naturais.
Como em tudo, é necessário moderação e bom senso. Aposto que a maioria das pessoas que tem aplicação de toxina botulínica você nem reconhece que foi feita alguma aplicação. É assim que costumo trabalhar. Prezo por uma aplicação que ofereça um resultado natural, a impressão que algo está melhor mas ninguém consegue apontar exatamente o que.
Mas afinal, o que é a toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma substância que atua impedindo a contração dos músculos causadores das rugas de expressão. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.
Indicações para aplicação:
- Entre as sobrancelhas, pés de galinha e linhas na testa (rugas de expressão);
- Região do pescoço (técnica conhecida como “Nefertiti Lift” usada para melhora do contorno facial);
- Disfunção da ATM;
- Sorriso gengival;
- Suor excessivo nas axilas e mãos (hiperidrose).
Aplicação
O tratamento é feito injetando, superficialmente, pequenas quantidades da toxina diretamente nos músculos que se quer relaxar.
O procedimento é bem tolerado, causando leve sensação de ardor e demora apenas alguns minutos, não havendo período de recuperação prolongado.
Pessoas com maior sensibilidade podem usar pomadas anestésicas para diminuir a dor.
Os locais mais comuns e com melhor resultado são a região dos olhos (pés de galinha) e na fronte (testa e entre as sobrancelhas).
Resultados
Os resultados variam de pessoa para pessoa. Mas normalmente, o efeito da toxina botulínica demora de 3 a 7 dias para aparecer e dura por volta de 6 meses.
Ele diminui aos poucos e, após vários meses, a pele volta a ter o aspecto que tinha antes de ser tratada. O tempo da reaplicação varia conforme o paciente. Após tratamentos repetidos, o músculo tratado pode perder sua força, por isso os resultados são cada vez mais duradouros.
A toxina botulínica pode ser usada em combinação com outros procedimentos estéticos como peelings, laser e preenchimentos, alcançando resultados ainda melhores.