O que são preenchimentos faciais?
Os preenchimentos envolvem o uso de substâncias injetadas na pele para melhorar a aparência de sulcos, pequenas linhas e rugas.
O ácido hialurônico é o princípio ativo mais utilizado na prática médica para a realização de preenchimentos.
É um implante biossintético absorvível, composto por um polissacarídeo presente em todos os organismos vivos, ou seja, é uma substância compatível com o nosso organismo o que facilita sua absorção.
Qual a função deste procedimento?
É utilizado para melhor a sustentação do rosto, oferecendo volumização e/ou atenuação de rugas. Isso quer dizer que pode ser utilizado tanto para volumizar quanto para restaurar o volume perdido com o processo de envelhecimento.
Regiões indicadas para aplicação:
- Fronte (testa);
- Têmporas;
- Olheiras;
- Malar;
- Sulco Nasogeniano (bigode chinês);
- Mento (queixo);
- Lábios.
A técnica é utilizada com maior freqüência para atenuar o sulco nasogeniano, aquele que se acentua com o sorriso e vai do canto do nariz ao canto da boca (“bigode chinês”) ou as rugas ao redor dos lábios (“código de barras”).
Entre outras indicações, podemos citar o uso de preenchedores para correção do contorno labial e aumento do volume labial, correção de cicatrizes de acne e aumento de volume em áreas do corpo onde ocorre perda de gordura com o envelhecimento.
O médico dermatologista é quem escolhe o tipo de substância, a marca do produto e a técnica a ser aplicada de acordo com a indicação e com as características do paciente.
Resultados
Com a utilização dos preenchedores, um rosto com aparência cansada ou triste pode ser transformado em um rosto mais jovem e com semblante feliz.
Na minha prática clínica, quando o assunto é preenchimento, o meu lema é “menos é mais” porque se o objetivo for apenas restaurar o que foi perdido com o passar do tempo, é preciso saber a dose.