Laser
O laser é uma tecnologia que emite um feixe de luz monocromático, com único comprimento de onda e busca um único alvo. Ex.: melanina (para a eliminação de pelos) ou hemoglobina (para vasos) ou água (para colágeno).
Existem vários tipos de laser com finalidades diferentes. Conheça, a seguir, os mais utilizados: ).
- Erbium: visa os estímulo de colágeno e a redução de rugas;
- Ndyag: auxilia na redução de poros, melhora a textura da pele, reduz a oleosidade e é muito eficaz no tratamento de acne;
- Q-switched laser – utilizado no tratamento de melasma, manchas e remoção de tatuagem.
Luz intensa pulsada
A luz intensa pulsada é um aparelho que atua por meio de pequenos feixes de luz policromáticos disparados em diversas regiões sobre a pele.
Esse protocolo atende a diferentes indicações. Isso vai depender do comprimento de onda selecionado pelo médico dermatologista.
É indicado para estimular colágeno e tratar problemas como melanoses solares, eritema facial (bochecha rosada por conta da vascularização), rosácea, vasos, poros e acne, garantindo resultados bastante eficazes e duradouros.
Além de melhorar a aparência da pele, amenizando problemas como manchas e diminuindo poros, a Luz Intensa Pulsada atua na estimulação da produção das novas fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação, firmeza e elasticidade da pele, contribuindo assim para o efeito rejuvenescedor, que é o principal objetivo entre os pacientes.
Semelhanças e diferenças entre Laser e LIP
Tanto o laser quanto a Luz Intensa Pulsada (LIP) são baseados no princípio da fototermólise seletiva, ou seja, têm o objetivo de atingir um determinado alvo e realizar sua destruição. O caso mais comum do laser é a depilação definitiva. Para ambas as tecnologias, o alvo da depilação é a melanina presente na haste e no bulbo do pelo.
Enquanto a LIP é policromática, o laser é monocromático. A vantagem de ser monocromático, é que a terapia se torna específica para um determinado alvo. E como desvantagem, por não ser possível realizar tratamentos em conjunto, diferente da luz intensa pulsada que faz fotodepilação e clareamento da região ao mesmo tempo.
Outra diferença é que o laser estimula o colágeno tipo I e a LIP estimula o colágeno tipo III.
Apesar de possuírem diferenças, estudos científicos mostram que a eficácia das duas tecnologias se equipara e que o mais importante é saber programar os parâmetros adequadamente.